Residência UEPB

terça-feira, 2 de março de 2010

ULTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO DOS RESIDENTES DA UEPB

Seguimos firmes na luta, já no 7º dia da ocupação. As dificuldades desde então só fazem crescer.


Esse fim de semana o fornecimento dos mantimentos, que garantia nossa alimentação do final de semana e do desjejum dessa semana, foi cortado. Não conseguimos muitas contribuições financeiras, tivemos que fazer uma coleta entre os residentes, que já estão numa condição muito difícil, para fazer uma feira este fim de semana, e lá fomos presenteados por alguns feirantes, sensibilizados com nossa causa, com algumas frutas. Também conseguimos algumas cestas básicas com alguns companheiros. Com isso estamos conseguindo manter o básico de nossa alimentação até o momento.


Sobre essa questão a PROEG (Pró-Reitoria de Ensino e Graduação) alegou, em documento oficial, que por não existir nenhum funcionário habilitado na casa para a certificação das documentações sobre os mantimentos, estes não poderiam ser entregues na residência. Estamos cientes que está informação é injustificada, já que inúmeras vezes, a administradora contratada pela Pró-reitoria não estando presente na casa para o recebimento da feira semanal, fomos nós, os próprios residentes, que demos o recebido no momento da entrega. Sobre esta questão estamos entrando com uma ação junto ao mistério público contra a Universidade.


Estamos atualmente com 17 estudantes "oficialmente entendidos como residentes" e 07 não oficializados. Também foi encaminhado ofício informando sobre a presença dos estudantes que necessitam de moradia em Campina Grande e solicitando a autorização temporária, junto à PROEG. No mesmo dia recebemos ofício da Pró-Reitoria negando a solicitação.

Ainda, recebemos a informação que a Diretoria ELEITA pela Assembléia Geral dos Residentes não está sendo reconhecida pela UEPB. Ainda estão se dirigindo a nós enquanto "Comissão Representativa", reafirmando o entendimento deles sobre a nossa atuação.

Convidamos a pró-reitora (Eliana Maia) para uma reunião presencial na Residência durante esta quarta-feira (03/03/10), no entanto está se recusou alegando ter outros compromissos em sua agenda. Numa reunião com DCE (Diretório Central dos Estudantes), recebemos a informação que Eliana teria somente a segunda-feira (01) e terça-feira (02) livres durante esta semana. Através da intermediação do diretório, numa tentativa de negociação, agendamos a reunião para terça-feira (02). No ato da entrega do ofício, confirmando a data da reunião, a ilustríssima pró-reitora informa do surgimento de outro compromisso que impediria a realização dessa reunião. Diante da negociação presencial com a mesma, surge a possibilidade da realização da "insistente reunião" para o mesmo dia, ou seja, segunda-feira (01) à tarde. Após nos reunir, a Assembléia Geral, aceitando a proposta, entra em contato com a pró-reitoria informando da decisão e confirmando a reunião para aquele mesmo dia (01/03/10) às 16h. Recebemos a resposta que NOVAMENTE se iria averiguar a agenda da "ocupadíssima pró-reitora" e logo em seguida nos retornariam com a confirmação. Até o momento (12h: 33min de 02/03/10) não recebemos nenhuma resposta.

Todavia, nesse mesmo dia de inúmeras tentativas de negociação para apenas uma reunião no local da ocupação, recebemos ofício encaminhando pela PROEG solicitação à COMISSÃO REPRESENTATIVA o comparecimento ao prédio da Administração Central da UEPB para uma reunião nesta quinta-feira (04/03/10) às 10h.


Sobre estas e outras questões, estamos recebendo um apoio jurídico de um companheiro que é estudante de direito da UEPB e militante do movimento estudantil. Ele está nos ajudando com relação ao mandato de segurança dos meninos que estão irregulares e com os ofícios, documentações e as questões jurídicas sobre nossas reivindicações.

Todas nossas solicitações foram encaminhadas, em documentações devidamente assinadas pela Diretoria, à administração da UEPB. No entanto, até o momento, não obtivemos praticamente nenhum resultado.


De todas, pelo menos, uma notícia otimista: NOSSA ORGANIZAÇÃO e RESISTÊNCIA. Desde quarta-feira passada estamos nos organizando internamente na residência entre a segurança, a alimentação e a limpeza. Praticamente com reuniões durante todo o dia. Apesar do desgaste físico e mental, estamos surpresos com nossa superação, com nossa capacidade de organização interna. Conseguimos manter a casa em perfeito estado de limpeza e administração.

Acreditamos que a causa da nossa luta é maior que esses pequenos desafios que temos que superar. Isso é o que nos motiva a seguirmos com nossa ocupação. Nesse sentido nossa mística tem sido de fundamental importância para nos mantermos firmes, acordados até altas horas das madrugadas e com disposição e alegria no cumprimento de nossas tarefas.


Isso é um pouco do que estamos vivenciando atualmente aqui. Nossa luta permanece com toda força até o atendimento de nossas reivindicações.


Contando com o apoio de vocês.

Há braços muito fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário