Residência UEPB

quinta-feira, 11 de março de 2010

FIM DA OCUPAÇÃO DA REITORIA

Nesta terça-feira (09), após paralisarmos o funcionamento da Reitoria, fechando as portas e impedindo a entrada dos funcionários, recebemos a informação, por parte do DCE, que a magnífica reitora iria nos receber para uma renegociação.

Agendamos a reunião para as 15h da tarde do mesmo dia. Iniciamos a reunião após uma hora de atraso e reapresentamos nossas reivindicações. Nesta ocasião, além dos Estudantes Residentes, do representante da ADUEPB e dos representantes do DCE, estavam presentes: a Reitora (Marlene Alves), a Pró-reitora (Eliana Maia), o vice-reitor (Aldo Maciel), o Pró-Reitor de Planejamento de Desenvolvimento (Rangel Junior) e o coordenador do setor Jurídico (Belarmino Mariano Neto).

Logo de início sentimos por parte da magnífica a urgência para solucionar as questões que faziam com que permanecêssemos acampados no gabinete da mesma. De prontidão todas as questões pendentes foram esclarecidas e imediatamente aprovadas.

A reitora deliberou imediatamente a abertura do edital para as novas vagas e a aprovação da nossa exigência sobre a autonomia administrativa interna na residência.

Em certo momento ficamos desconfiados da forma com se desenrolou a reunião, muito ágil, direta e sem muitas discussões. Após a comprovação daquilo que até então não acreditávamos está acontecendo, todos comemoramos com aplausos, sorrisos e lágrimas.

Foi difícil, muito difícil, quase 15 dias de luta intensiva, com desgastes físicos, mentais e emocionais. Chegamos a travar alguns conflitos internos para alcançar essa vitória, mas tudo valeu a pena. A alegria e os suspiros de alívios demonstraram que nossa união e nossa força puderam ser maiores dos desafios que enfrentamos.

E nesse momento de felicidade, queremos compartilhar com todos/as amigos/as, companheiros/as, entidades e movimentos que estiveram conosco desde o início de nossa luta.

Sabemos que essa foi apenas a conquista de uma luta, e que para alcançarmos a vitória ainda será necessário superar outros desafios e seguimos unidos e firmes nesse caminho. Ontem (quarta-feira) já iniciamos nossas tarefas enquanto administradores da Residência, numa reunião com a pró-reitoria, discutimos e ajustamos os detalhes de nossa organização e da relação que teremos que desenvolver em parceria com a PROEG para o melhor funcionamento da nossa casa.

Com isso, seguiremos atentos e dispostos a compartilhar das lutas que outros tantos companheiros ainda estão travando. Esperamos poder compartilhar de momentos de trocas de experiências com outros residentes e ainda estarmos construindo a luta do movimento estudantil, que além da causa da Assistência Estudantil, vem discutindo e lutando por outras bandeiras.

Esperamos nos reencontrar em breve e repassar novas e boas notícias sobre nosso movimento. Seguiremos em Luta e que estejamos juntos nela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário