Residência UEPB

segunda-feira, 1 de março de 2010

Moção de Apoio do Coletivo Comjunto e da Enecos

O Coletivo de Estudantes de Comunicação Social Comjunto, em nome da Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social (Enecos), declara total apoio à ocupação da Residência Universitária da Universidade Estadual da Paraíba (UFPB), Campus I, situado na cidade de Campina Grande, PB, ocorrida no dia 24 de fevereiro do ano corrente.

Entendemos que a oferta de vagas e a devida manutenção da Residência Universitária dentro de uma instituição federal de ensino é parte fundamental da Assistência Estudantil, que deve prover aos estudantes as condições necessárias para o acompanhamento da vida acadêmica. A não-abertura de edital para a entrada de novos estudantes na Residência Universitária da referida Universidade, situação denunciada pelo ato de ocupação acima referido, é muito mais que a não-execução da propria burocracia da instituição, que prevê em sua própria legislação a oferta semestral de vagas na residência para estudantes que dela precisem para seguir a vida acadêmica: é um atentado ao regime democrático e aos direitos do estudante e do trabalhador, que não recebe do Estado condições básicas e de estímulo à educação superior. Como Executiva, entendemos que a Assistência Estudantil é parte inseparável sobre a Qualidade de Formação do Curso (QFC), isto é, da qualidade da educação dentro da universidade, bandeira que defendemos a nível nacional.

A situação ainda é mais grave, uma vez que o município de Campina Grande, no agreste paraibano, atrai estudantes de todo o interior da Paraíba, do Sertão e da Borborema, que não possuem em suas cidades de origem instituições públicas de ensino superior. Nessa conjuntura, a direção da reitoria deve atentar para seu caráter emancipatório dentro do território paraibano, e a importância inenarrável da oferta de residência para esses estudantes, assim como aos advindos do próprio território campinense, que, igualmente, tem a necessidade de vaga na Residência Universitária para a manutenção da vida acadêmica.

Juntamo-nos, então, aos movimentos companheiros, também apoiadores da ocupação. Vemos como essencial a mobilização, uma vez que as vias de diálogo se esvaeceram. Apoiamos também a eleição de direção da Residência formada por comissão interna, o que garante autonomia aos estudantes para decidir sobre suas próprias necessidades no local, assim ratificando a eleição, ocorrida no dia 24 de fevereiro de 2010.

Coletivo de Estudantes de Comunicação Social Comjunto
Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social (Enecos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário