Residência UEPB

quarta-feira, 10 de março de 2010

NOTA DE ESCLARECIMENTO DOS RESIDENTES AOS ESTUDANTES DA UEPB

Nós, os estudantes Residentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), nos manifestamos contra a política apresentada pela administração da universidade, ocupando a Reitoria da UEPB desde a última quinta-feira (04) e por até então não recebermos nenhuma atenção sobre esse ato de protesto, paralisamos o funcionamento da Reitoria, impedindo a entrada dos funcionários, até que seja apresentada uma proposta que atenda as reivindicações da luta do nosso movimento por Assistência Estudantil e que seja garantida a continuidade da Residência Universitária da UEPB.

Após inúmeras tentativas de negociação, inclusive com uma reunião na mesma quinta-feira com a PROEG (pró-Reitoria de Ensino de Graduação), tivemos uma reunião na sexta-feira com a Reitora Marlene Alves. Nas reuniões, obtivemos a confirmação da não abertura de vagas para entrada de novos residentes na casa e com isso finalizar as atividades da atual Residência.

Atualmente a Residência Universitária da UEPB possui 19 estudantes, apesar de sua capacidade ser de até 40 pessoas, dessa forma. A UEPB deixa de atender estudantes que tem o direito de acesso a essa residência. Em contra partida apresenta apenas uma proposta de BOLSA MANUTENÇÂO (R$ 400,00 mensais). Essa proposta limita a efetivação do direito a Assistência Estudantil, excluindo a possibilidade concreta da existência da instituição Residência Estudantil, uma conquista da luta histórica do movimento estudantil, que garante o acesso a universidade aos estudantes da classe trabalhadora.

Nós residentes exigimos a abertura imediata do Edital para inscrições de novas vagas na Residência e que melhore as condições de moradia existentes hoje. Nossas manifestações são justas, lutamos apenas pela garantia da efetivação dos nossos direitos. Demonstramos, a todo o momento, que estamos abertos ao diálogo, contudo, hoje a ocupação passa do seu 6º dia e, mesmo assim, a REITORIA não apresenta nenhuma proposta de renegociação, sustentando a fala que não mais será aberto edital para a admissão de novos residentes.

Continuaremos firmes na luta contra essa política ultrapassada, apresentada pela administração da UEPB, que olha com descaso a situação dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário