Residência UEPB

quinta-feira, 11 de março de 2010

Jornal da Paraíba

Estudantes proíbem entrada de funcionários

Por: silvana torquato

Como forma de protesto, os estudantes, que moram na Residência Universitária da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), fecharam as portas desde a última quarta-feira, e estão proibindo a entrada dos cinco funcionários e cinco seguranças no local. Eles reivindicam a abertura de edital de vagas para seleção de novos residentes no início do semestre letivo e autonomia na organização e articulação da administração da casa.
Além dos 19 estudantes, mais cinco pessoas que estão matriculadas na instituição vieram morar no local até que nova seleção seja feita. Eles vieram de cidades da Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba para cursar a graduação na UEPB. “Estamos ocupando nossa própria residência como ato de protesto, pois não temos nenhum tipo de autonomia e nós submetemos às decisões impostas pela atual administração da UEPB, através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). Como não há novas vagas para os estudantes, estamos deixando quem precisa morar com a gente”, ressaltou.
Segundo a pró-reitora de Ensino e Graduação, Eliana Maia, ainda não foi aberto edital de seleção, porque a UEPB está fazendo um recadastramento dos estudantes beneficiados pela Residência Universitária e pelo Programa de Bolsa de Manutenção do campus I desde o ano passado. “Como o prazo acabou e muitos estudantes não se recadastraram, a partir da próxima segunda-feira, vamos tomar alguma decisão sobre o processo de seleção. E sobre a reivindicação deles, a Proeg não foi informada nem por escrito, como também verbalmente. Estamos esperando que eles se pronunciem e nos procure”, afirmou.
Atualmente, cerca de 80 estudantes são beneficiados pelo Programa de Assistência Estudantil. De acordo com Eliana Maia, quando eles passam pela seleção, têm a opção de escolher pela bolsa no valor de R$ 400 ou morar na Residência Universitária, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 581, na Prata.

Fonte: Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário