Residência UEPB

quinta-feira, 11 de março de 2010

Notícia sobre a ocupação

Estudantes ocupam Reitoria e exigem audiência com Marlene

Por: TIAGO FRANÇA E ALBERTO SIMPLÍCIO


Cerca de 50 estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ocuparam o prédio da reitoria, ontem à tarde, reivindicando da reitora Marlene Alves a administração da Residência Universitária (RU) da instituição. Os universitários, que passaram a noite no local, serão recebidos hoje pela manhã pela reitora.
Ontem pela manhã, os estudantes realizaram uma caminhada de protesto, saindo da Residência Universitária, localizada no bairro da Prata, até a reitoria, em Bodocongó, onde foram recebidos pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), Eliana Maia. Além da expansão do número de vagas, que é de vinte atualmente, os estudantes querem assumir a administração da casa, que hoje é de responsabilidade da Proeg.
De acordo com a presidente da comissão dos estudantes residentes, Patrícia Ribeiro, é preciso que os próprios estudantes, em parceria com a Proeg, participem de todas as questões que envolvam a residência. “Queremos participar da elaboração das regras da casa e organizar o processo de seleção. A forma como ela vem sendo conduzida não é aprovada pelos residentes. Muitos deles estão preferindo sair da casa e optando por uma bolsa, o que futuramente levará ao seu fechamento”, assevera.
Para a pró-reitora Eliana Maia, não é possível entregar a administração da casa aos residentes, tendo em vista que isso significaria também sua autonomia financeira. Dois pontos que os estudantes afirmam não serem dependentes um do outro. Na reunião com os residentes, ontem pela manhã, a pró-reitora propôs a elaboração de um novo regimento, com a participação dos estudantes para que sejam definidos os pontos que devem estar contemplados no programa de residência universitária. Os residentes aprovaram a proposta, no entanto, a questão da concessão da autonomia financeira não foi resolvida.
EXPANSÃO DESCARTADA
Sobre o possível aumento de vagas na residência, Eliana Maia argumentou que atualmente a prioridade da UEPB é a construção de novas salas de aula e de laboratórios para melhoria da qualidade no ensino. “Mas não abandonados a política de assistência estudantil. Temos um programa de bolsa auxílio no valor de R$ 400 que atende 130 alunos, sendo 80 dos campus Campina Grande. Por isso não devemos pensar agora em novas vagas para residentes, já que seria necessária a construção de uma casa própria com infraestrutura adequada”, afirmou.
Segundo a representante dos estudantes, “vamos avaliar em parceria com a universidade, quantos alunos podem ser comportados na casa de maneira digna. Não somos contra a concessão da bolsa auxílio, mas defendemos o incentivo à residência”, disse Patrícia Ribeiro.

Fonte: Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário