Residência UEPB

segunda-feira, 1 de março de 2010

RESIDENTES OCUPAM REITORIA DA UEPB

MANIFESTO

Os estudantes da Residência Universitária da UEPB estão desde as 18 horas de quinta-feira, 05 de março de 2009, acampados no gabinete da Reitoria, mobilizados contra o agravamento das questões relacionadas à alimentação e a sumária expulsão de cerca de 20 estudantes com base em supostas infrações previstas no regimento interno aprovado sem discussão com os residentes.

A Residência da UEPB, conquistada em 2005, enfrenta problemas desde sua fundação, tais como, duas mudanças por não ter sede própria, superlotação sem infra-estrutura para necessidades básicas como banheiro, salas de estudos e vivência, ter convivido com uma alimentação fornecida pelo Restaurante Universitária (terceirizado e caro) de má qualidade, além de contar com uma administração autoritária que sempre desprezou o diálogo para a resolução dos problemas.

Entendendo a Residência e os residentes como um fardo, principalmente após mobilizações para sanar a reduzida oferta de banheiros na atual casa, armários e beliches, a Administração superior da Universidade, elaborou um Regimento Interno na noite de Natal, às escondidas, inviabilizando a participação dos estudantes na discussão. O texto aprovado pelo Conselho Superior da Universidade (CONSUNI) impõe regras impossíveis de serem cumpridas, diante da ausência da estrutura na Universidade e na Residência, exigindo que os residentes além de pagar todas as disciplinas, devam ter um CRE superior a média de aprovação, dentre outros abusos.

A Prefeita Universitária, já intolerante aos residentes desde a reivindicação do desvinculamento da Residência da Prefeitura. De posse do Regimento, numa insensata decisão, determinou sumariamente o desligamento (expulsão) de um terço dos moradores. Sem observância legal, retroagindo para condenar, sem direito a defesa, ausência de inquérito, advertência ou suspensão.

Mais o pior não é só isso, os residentes que sempre reivindicaram melhorias, sofreram um duro golpe com a suspensão do fornecimento da alimentação na residência, determinando para fazermos as refeições nos Restaurantes Popular ou Universitário. Os que estudam no Campus em Bodocongó, são obrigados a optar por uma das refeições, por falta de condições para pagar quatro passagens por dia. Já os que estudam no centro, literalmente não têm direito ao jantar, pois a sopa servida no RP, não supre sua necessidade nutricional. O problema poderia ser resolvido, fazendo-se as refeições dos estudantes na própria Residência a exemplo do que já ocorre nos fins de semana, a um custo muito mais baixo e de qualidade já comprovada por todos os moradores.

Além disso, no último feriado de Carnaval, descumprindo o famigerado Regimento, a UEPB se negou a disponibilizar alimentação aos estudantes que não puderam viajar para casa, nos obrigando a recorrer à solidariedade da população, fazendo pedágio nos sinais para custear a alimentação deste fim de semana.

Diante disso, os residentes reivindicaram uma audiência para possível resolução dos problemas, agendada pela Reitora para o dia 05 de março. Não bastasse a ausência da Magnífica, o chefe de gabinete, prof. Rangel Jr aconselhou voltarmos para Residência, protelando na tentativa de desarticular o movimento que decidiu ocupar a Reitoria até que sejamos atendidos, respeitados e ouvidos.

Assistência Estudantil, um direito que se conquista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário